sábado, julho 19, 2014

#24: Conhecer Edimburgo, na Escócia

21 de maio, dia do aniversário de minha mãe. Já tínhamos passado uma manhã muito especial na Catedral de Saint Paul, em Londres, e partiríamos de trem às 15h30 rumo a Edimburgo, na Escócia.

Era mais um dia lindo e já havia me informado sobre todos os lugares pelos quais passaríamos, e que valia prestar atenção. Descobri que o melhor era ficar ao lado direito do trem, assim a paisagem seria ainda mais bonita. Durante as pouco mais de 4 horas de viagem, passamos por castelos e igrejas incríveis nas cidades de York e Durham, além de uma paisagem costeira maravilhosa em Berwick.

Chegamos a Edimburgo por volta das 20h e, ao sair da estação, ficamos absolutamente maravilhados com aquela paisagem medieval. Era fim de dia, o céu começava a ficar amarelado, e os monumentos despontavam na paisagem como se tivessem sido colocados lado a lado, um a um, estrategicamente posicionados pra que pudesse passar uma grande avenida pelo meio. Dá a impressão de que tudo acontece ao longo desta avenida, já que a região central, que concentra praticamente todos os pontos turísticos, é relativamente pequena.


No dia seguinte, muito frio e chuva. Era primavera, e os 7 graus não intimidavam as flores muito coloridas e o gramado verdinho por onde passamos. Estávamos no Princes Garden, a caminho do castelo, o grande ponto turístico da cidade. Incrível contemplar essa natureza tão diferente em contraste com a arquitetura do lugar, tendo como clima essa neblina constante que dava um ar misterioso.


A visita ao castelo levou praticamente o dia todo. São muitos os museus que contam a história dos “highlanders” - os homens da terra alta -, as histórias de guerra, além de espaços que explicam a cultura da Escócia, seus costumes e crenças.

Muito divertido :)
De todos os lugares do castelo, vistas maravilhosas da sombria cidade, sob uma chuvinha fina que insistia em cair.

Cenário de filme.
Em cada ponto estratégico do castelo, haviam os guardinhas vestidos com as famosas kilts, as saias escocesas, que faziam a troca da guarda de vez em quando. É até engaçado porque eles são muito sincronizados e a “coreografia” é até um pouco exagerada, mas foi muito interessante conhecer um pouco mais sobre essa cultura.


O castelo também permite visita às antigas prisões de guerra, em que não só as instalações foram mantidas conforme as originais, como também a energia parece ter sido mantida. Na verdade, essa energia pesada é algo que se sente ao longo de toda a cidade, talvez pela tortuosa caça às bruxas no século XVI e pelo grande número de execuções que aconteceram ali.

Alguém não estava se importando muito com isso, rs
Além do castelo, há uma série de lugares incríveis para se conhecer na cidade. Ainda no primeiro dia, terminamos a tarde no Calton Hill, um parque que tem uma vista linda da cidade e conserva algumas instalações arquitetônicas maravilhosas.




Também fomos ao Arthur’s Seat, que fica no Hollyrood Park. A caminhada é relativamente pesada e meus pais não quiseram acompanhar, mas a vista de lá do alto é a mais bonita de toda a cidade. Nem o vento gelado impediu que a gente ficasse por ali, admirando tudo aquilo.



Todos os dias em Edimburgo, exceto a chegada, foram fechados, cinzas e frios, com raras aparições do sol. E isso só conseguiu fazer com que a energia e a beleza do lugar se tornassem ainda mais especiais.

Novos amigos :)


Se pudesse escolher uma palavra pra descrever a cidade, seria mágica. Poética e literalmente.

Alguém duvidaria?

2 comentários:

Sinta-se em casa