domingo, julho 20, 2014

#25: Visitar o túmulo de um cachorro (e me emocionar com sua história)

Um povo que respeita e valoriza os animais vai ter sempre a minha admiração. É o que parece ser o caso da Escócia. Além de encontrar por todo canto souvenirs com o Scottish Terrier, também fomos surpreendidos com um cemitério de cachorros bem no meio do Castelo de Edimburgo, dedicado aos mascotes dos oficiais.

À direita, o cemitério de cachorros.
Mas a história mais conhecida de um cachorro escocês certamente é a de Greyfriars Bobby.


Bobby era o mascote de John Gray, um guarda noturno de Edimburgo. Os dois foram inseparáveis durante dois anos, até que John morreu de tuberculose, sendo enterrado no cemitério Greyfriars.

Mas o cãozinho nunca abandonou seu dono e passou 14 anos ao lado de seu túmulo. Ainda que, periodicamente, o jardineiro e o coveiro tentassem retirá-lo de lá, ele sempre voltava. Por fim, venceu todo mundo pelo cansaço e ganhou até uma casinha. Dizem que ele nunca deixou de ficar ali, ao lado de John, mesmo nos invernos mais rigorosos.


Quando Bobby morreu, ele não poderia ser enterrado junto com seu dono. Porém, conseguiram que ele fosse enterrado logo na entrada do cemitério. Bobby passou a ser chamado de Greyfriars Bobby e ganhou uma estátua em tamanho real bem na entrada, se tornando um dos principais pontos turísticos de Edimburgo.


Os visitantes que passam pelo seu túmulo não costumam deixar flores, mas sim, gravetos.

Faz muito mais sentido, afinal :)

"Que a sua lealdade e devoção sirvam de lição para todos nós."

2 comentários:

Sinta-se em casa