quinta-feira, junho 20, 2013

Uma esquina, uma nova amiga.

Daí que aconteceu uma das coisas mágicas que acontecem em viagens. A caminho do metrô Atocha, uma garota me pediu informações - juro, já me sentia uma local! - a respeito da estação mais próxima dali. Ao ouvir meu espanhol com sotaque, perguntou: "és italiana?"

Engraçado que algumas pessoas acham que sou daqui, e quando começo a falar, acham que sou italiana. Mas, no caso dessa menina, não tinha como disfarçar: ELA era italiana, então achei curioso o fato de termos sotaques semelhantes.

Diana é farmacêutica e está realizando alguns estudos em Madri. Pele clara, cabelos bem escuros e sorriso largo, me convidou para sentar em um dos bancos do lindíssimo Paseo del Prado. Logo estávamos batendo o maior papo, contei que minha mãe também é farmacêutica, ela contou sobre suas experiências na Espanha, e nem sentimos o tempo passar.
Paseo del Prado.
É interessante ver a semelhança cultural entre brasileiros e italianos: eu e Diana conversamos muito em pouco tempo, e logo parecíamos amigas de longa data. Depois, fomos juntas até o metrô, falando pelos cotovelos (em espanhol, com umas escorregadas para o português da minha parte e pro italiano da parte dela). Nos abraçamos e convidamos uma à outra a visitar nossas cidades, até que ela desceu na Gran Vía e eu segui para a Santiago Bernabéu.

Fiquei super pensativa depois que nos despedimos. E se ela não tivesse me pedido informação? E se eu não tivesse sido simpática e apenas apontasse a estação? Se ambas não estivéssemos abertas e dispostas a conversar, não teria conhecido esta italiana tão legal e não teria aberto mais esta porta na vida.

Até hoje, continuamos em contato, planejando o dia em que nos encontraremos de novo, seja em São Paulo ou em Roma, sua cidade natal.

Um comentário:

Sinta-se em casa