sábado, junho 15, 2013

Bienvenida a Madrid

Barajas, que aeroporto gigante! Tão grande que há duas estações de metrô dentro do aeroporto, de onde se pode ir para os outros terminais de embarque. O metrô é ligado a toda a rede de transportes da cidade e, em cerca de 30 minutos, consegue-se chegar ao centro.

Até para uma perdida de carteirinha como eu foi muito fácil achar as saídas, comprar o bilhete na máquina e seguir rumo ao hostel. Era meu primeiro contato com um hostel, e pra suavizar a experiência, fiz uma reserva em um quarto feminino para até 6 pessoas.

Basicamente, foi o que fiz ao longo dos dias que seguiram :)
 O nome do lugar é "U Hostels" e, logo na entrada, dá pra ver a atenção e o cuidado que eles têm com os detalhes: a recepção tem um smile gigante e os dizeres: "Explore. Enjoy. Meet. Relax. Sleep." Tudo é colorido, da entrada à parede dos quartos.

Só que tive a impressão de ter chegado na hora errada: uma segunda-feira às 11h, horário em que uns 60% dos hóspedes estavam fazendo check-out. Quando tentei fazer o check-in, a simpática moça me disse em inglês impecável que ainda teria que fazer o check-out de todas aquelas pessoas, e que ainda tinham dois na minha frente, esperando na salinha ao lado. Fui até lá, os dois eram brasileiros e conversavam com uma guia colombiana. Ela havia acabado de convencê-los a deixarem as malas ali mesmo pra sair com um grupo e fazer o "Free Walking Tour".

Entrei nessa também. Sem dormir e sem comer, parti a pé com o grupo até a Puerta del Sol, um marco na cidade de Madri e onde encontraríamos o restante do grupo. O dia estava lindo, perfeito pra caminhar e começar a conhecer a cidade. A guia, Erika, tinha pouco mais que 1,50m e falava pelos cotovelos, num inglês carregado de sotaque.

E ela nos levou por uma caminhada de cerca de duas horas e meia, em que passamos por alguns dos principais pontos turísticos de Madri: Puerta del Sol, onde fica a escultura "O urso e o madroño", grande símbolo de Madri, Plaza Mayor, que é linda, cercada de restaurantes que segundo ela são caros e ruins; Mercado de San Miguel, onde se pode encontrar comida de qualidade; palácio real, que é liiiiiiiiiindo (fiquei de voltar lá antes de ir embora de Madri) e a Gran Vía, que nada mais é do que uma grande avenida cheia de lojas.
El oso y el madroño, símbolo da cidade de Madri.

Andamos até cansar, e então paramos pra almoçar. Por 9 euros (cerca de R$ 25), estavam inclusos: uma taça de vinho, uma entrada - o melhor gazpacho da vida - um prato enorme de cordeiro com batatas que estava delicioso e, pra fechar, um brownie com leite condensado, que obviamente eu não aguentei porque já tinha comido e bebido tudo o acabei de contar. A guia já tinha nos avisado que o almoço é a principal refeição dos espanhois, e que eles fazem questão de comer muito bem neste horário (até por isso, a siesta vem logo depois).

O mais legal foi que almocei com duas americanas e duas inglesas, pratiquei bastante o inglês e pude conhecer um pouco mais sobre elas. Achei engraçado que eles não falam "sou dos Estados Unidos", mas sim "sou da América!" Até pensei em dar uma de louca e falar: "qual das Américas?", mas já sabia que eles costumavam se referir aos EUA desta forma e também fiquei com receio de soar ofensivo.

Todas foram muito simpáticas e elogiaram o fato de eu falar inglês com elas, português com os dois brasileiros e espanhol com o garçom (apesar de meu espanhol ser básico, mas elas não perceberiam rs). Disseram que se sentiam meio limitadas por só falar inglês, e achei legal da parte delas reconhecer isso, já que conheci muitos americanos que se orgulham de só falar seu próprio idioma.

Parte do que estava buscando pra essa viagem começava a acontecer: conhecer gente nova, de diferentes países, comer comidas novas e explorar sem medo um lugar novo.

Barriga cheia, hora de voltar para o hostel, pegar um quarto e tomar um merecido banho. E ainda era o começo da tarde.

______________
As fotos da viagem estão aqui :) 

Um comentário:

  1. Regina Coeli Baldin Saponara7:21 PM

    Que delícia é saborear pedacinhos de uma viagem assim, enquanto caminhamos de mãos dadas com tuas palavras, compondo uma Madrid, que ainda hei de conhecer!!!

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa