sábado, dezembro 14, 2013

#6: Trabalhar fora do Brasil

Quem me acompanhou ao longo deste ano sabe o quanto eu queria passar um período trabalhando em NY. Perdi a conta de quantas vezes comentei com as pessoas que meu grande objetivo deste ano era conhecer a cidade. Pois bem, papai do céu foi generoso comigo e, no mês de novembro, finalmente consegui a oportunidade de passar 15 dias trabalhando na Y&R NY.

Tem no mundo todo :)
Há mais de 2 anos, tenho contato diário com a equipe de lá, então seria mais do que justo que nos conhecêssemos pessoalmente. Estava muito curiosa para conviver com eles, entender seus processos, enfim, viver uma rotina diferente de trabalho, fora do Brasil.

Fachada do prédio da Y&R NY, na Columbus Circle
E posso dizer que somos diferentes em quase tudo. Algumas impressões:

Eles não costumam sair pra almoçar. Os almoços no Brasil são parte importante do nosso dia. Às vezes, passamos um bom tempo discutindo sobre onde comer e outro bom tempo pra almoçar. Isso quando não temos que passar na farmácia ou no sapateiro. Enfim, o fato é que costumamos levar pelo menos uma hora. Eles não. É muito raro saírem pra comer, o que torna cada almoço um super programa. O costume é pedir algo e comer na mesa, ou, no caso da Y&R, ir até o terceiro andar onde tem um café e comprar uma salada ou um lanche. E também não tem muito horário certo pra isso.

Terceiro andar do prédio, onde fica o café e restaurante
Eles entram cedo e saem cedo. A rotina é muito diferente da nossa no Brasil. Lá, eles chegam às 9h, 9h30 no máximo, e por volta das 19h não se encontra mais ninguém praticamente. Tenho a impressão de que rendem muito mais também, porque ficam muito mais focados e concentrados desde cedo. Raramente se vê um grupinho de pessoas jogando conversa fora (igualzinho a gente rs) e mesmo as pausas são rápidas.


Eles não se apegam às pessoas. Estão lá pra trabalhar e pronto. No máximo, alguém te pergunta por educação como foi o seu fim de semana, mas pouca gente está de fato interessada em saber como você está e o que fez. Não se vê muita amizade entre eles e mesmo algumas pessoas com as quais tenho contato próximo não se despediram quando foram embora no meu último dia.

Meu cantinho por 15 dias.
Mesmo assim, de um modo geral me senti muito bem recebida por todos e vi que, apesar das diferenças, a rotina em si - e-mails, calls, reuniões de status - é muito parecida. Os problemas com os clientes são os mesmos, as discussões com a criação também. Com a diferença de que é tudo um pouco mais estruturado e menos "jeitinho brasileiro".

Voltei com saudade dos longos almoços e conversas regadas a saladas de frutas. Do calor das pessoas, das risadas… Mas, também, voltei disposta a trabalhar mais focada e concentrada. Vamos ver no que vai dar!

:)

Em tempo: passei mais uma semana no México, pra conhecer a Y&R e a Colgate. Lá, eles entram às 8h e saem às 17h30, e também não costumam sair pra almoçar. A grande maioria leva comida. Ah, também fui muito bem recebida por nossos amigos chicanos.

Escritório mudérno da Colgate México

2 comentários:

  1. Que experiência incrível Mari! Deve ser bom pra incorporar coisas boas da cultura de trabalho de lá, na vida daqui! :)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto!!!
    Essas experiências sempre expandem nossos horizontes! Que bom poder conviver, aprender e ensinar.
    Beijos

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa