segunda-feira, dezembro 30, 2013

#10: Participar de um Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day)

Quando escutava alguém falar sobre o Dia de Ação de Graças (ou Thanksgiving Day), sempre lembrava da Família Dinossauro e o "Dia da Geladeira", ou ainda de algum episódio temático dos Simpsons em que rolava aquele farto jantar com um super peru.

Parecem felizes.
Até que tive a sorte de estar nos Estados Unidos bem nesta data, e entender de perto o sentido de tudo isso.

Na verdade, o Dia de Ação de Graças, como o nome diz, é um momento pra agradecer por tudo de bom que aconteceu ao longo do ano. Começou há muitos anos como um agradecimento às colheitas, por isso acontece no final do outono, e então se manteve a tradição. A data é tão ou mais importante que o Natal para os americanos, e é celebrada sempre na última quinta-feira de novembro.

Em NY, o dia começa com a Macy's Parade, um desfile patrocinado pela Macy's que abre a temporada de festas e que, segundo o site deles, é vista por mais de 3 milhões de pessoas todos os anos. É uma grande festa. As ruas ficam cheias de gente, principalmente crianças, para assistir à passagem dos carros de som, dos blocos e dos milhares de participantes fantasiados, além dos famosos balões com personagens de desenhos infantis. As crianças ficam malucas quando cada personagem passa, aplaudem felizes e gritam "Happy Thanksgiving!"

Despicable :)
A parada percorre o lado oeste do Central Park e desce pela sexta avenida. Um percurso feito em cerca de 3 horas, sempre acompanhado por crianças felizes (apesar de roxinhas de frio).



O último carro, em que o Papai Noel abre oficialmente a temporada de festas
Este dia também é marcado por uma grande celebração em família. Eles costumam viajar de todas as partes do país pra se reunir e fazer um "almojanta", por volta das 16h. Nele, é servido o famoso peru, geralmente acompanhado de purê de batata (doce ou salgada), e de sobremesa uma torta de abóbora ou de nozes. Antes de servir o almoço, o costume é que cada um agradeça por tudo o que aconteceu no ano, e pela oportunidade de reunir a família. Come-se e bebe-se até passar mal.

Uma coisa importante, que até mostra um pouco sobre a cultura dos americanos, é que, na sexta-feira pós Thanksgiving, acontece a "Black Friday", aquele dia em que as lojas supostamente vendem tudo com um bom desconto e as pessoas formam filas desde a madrugada anterior (naquele frio? Eu, hein!).

Inclusive, conheci uma americana que disse que, até a criação da Black Friday, este feriado era o único que não tinha qualquer tipo de consumo envolvido. Era a única celebração unicamente pra agradecer e reunir a família. Daí, os americanos queriam criar um motivo pra estimular o consumo, e inventaram este dia só de compras.

A gente, é claro, aproveita um pouco das duas coisas :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se em casa