quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Literatura Médica

Sim, eu caí na deles. Li na Época que o trabalho mais completo já escrito no Brasil sobre os traumas modernos e a ansiedade chamava-se "Mentes com Medo - da Compreensão à Superação", da Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva (2006, Ed. Integrare, R$ 21,90 no Submarino).

Recém-assaltada, ainda sofrendo um pouco com a insegurança perante o mundo, resolvi comprar. Pensa só: quantas pessoas eles não pegaram com essa "propaganda" na matéria?


Enfim, acabei de ler ontem, e a sensação é mais de dever cumprido do que de satisfação.


Isso porque eu não desisto de ler um livro na metade (exceto o "Hóspede da Utopia" do Gabeira, que ainda vou terminar), mesmo que ele esteja sendo cansativo. Não é que tenha sido chato, mas sinto que a autora poderia ter escrito em 100 páginas o que escreveu em 213.


Bom, o título parece até de livro de auto-ajuda, mas acreditem, é um estudo psiquiátrico acerca dos distúrbios da mente relacionados aos mais diversos fatores externos.


E digo que foi bom. Foi bom compreender mais sobre estes transtornos, e saber que, realmente, certos tipos de medo e ansiedade são patológicos e carecem de cuidados médicos. Antes, eu era totalmente contra remédios anti-depressivos, o tal do "controle da serotonina". Depois de ler o livro, pude saber de casos de pessoas que realmente precisam controlar seus medos através de tratamentos específicos, e passei a respeitar mais isso.


Aprendi também que o medo e a ansiedade são inerentes ao ser humano, como uma característica boa, pois permitem que nosso organismo tome decisões rápidas em situações de perigo. Mas li também que, se este medo ultrapassa um limite aceitável, a ponto de comprometer algum fator pessoal ou profissional, aí é o caso de pensar em um tratamento.


Me interessei bastante pelo capítulo "Transtorno de Estresse Pós-Traumático", afinal era o motivo pelo qual estava lendo o livro. Vi o quanto uma lembrança ruim pode se transformar em um "calo" em nossa memória, e como diferentes regiões do cérebro reagem diante de lembranças boas e ruins.


Concluí que não tenho Transtorno de Estresse Pós-Traumático, mas que tenho facilidade em desenvolver medo e ansiedade acima do normal diante de algumas situações. Porém, o final do livro me mostrou algumas medidas simples que podem ser tomadas no dia-a-dia pra melhorar estas questões, como reeducação alimentar, meditação e prática de esportes.


Eu costumo avaliar um livro pelo tanto que ele me acrescenta. Posso dizer que aprendi bastante com este livro, e que seu conteúdo foi bem válido. Não posso deixar de citar que não gostei muito da forma de escrever da médica, pois algumas vezes quis tornar um assunto denso em algo mais leve, e acho que em alguns pontos ela me pareceu "piadista" demais.


Talvez eu possa estar sendo injusta. Meu professor de física da escola dizia que "tudo depende do ponto de vista". Pô, antes deste livro eu li "Cem anos de solidão", do Gabriel García Márquez. Aí é sacanagem, né?

Um comentário:

  1. Nossa, Cem Anos de Solidão! Um dos melhores livros que li até hoje!!!

    Tem razão, comparar esse livro com qualquer outro é covardia =)

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa