sábado, janeiro 06, 2018

A importância de ter um projeto pessoal

Há quanto tempo não paro pra escrever! Na verdade, a sensação era a de que me faltava tempo até pra pensar, sempre levada pela correria do trabalho e saturada com a quantidade de informação recebida o tempo todo.

Mas quero contar aqui sobre uma experiência que me aconteceu em 2017. Este foi o ano em que decidi ser protagonista da minha própria vida. Isso é um termo que escuto muito em terapia e, aos poucos, ao interiorizá-lo, foi possível colocar em prática com mais facilidade.

No final de 2016, pedi demissão de uma grande agência onde trabalhava. Não preciso me apegar aos motivos, apenas ao fato de que não estava feliz - e não deveria ser esse o critério pra todas as nossas escolhas? 

Não tinha planos, não sabia o que queria. Mas sabia o que não queria, e isso já era meio caminho andado. Comecei o ano de 2017 sem saber o que iria me acontecer, o que seria motivo de desespero para a metódica e controladora “eu de 2016”. Mas, neste novo momento, aquilo me pareceu uma forma de trazer mais paz à minha vida, e menos cobrança.

A verdade é que achei que, um belo dia, me viria uma "luz" dizendo “vai fazer brigadeiro gourmet!” Ou “seu futuro é trabalhar como personal organizer!”

Reaprendi a fazer as coisas sem pressa, sem atropelo. Aprendi a gostar de ficar em casa e de cuidar dela. Comecei a cozinhar e viver o milagre de transformar 50 reais no sacolão em comida pra semana toda. Voltei a ler. Comecei a meditar. Saía pra passear pela cidade e relembrei a quantidade de programas gratuitos em São Paulo.

Entendi que era possível viver uma vida muito mais simples, com menos coisas, menos gastos, e ainda assim ser muito feliz. Na verdade, os primeiros 6 meses de 2017 foram os mais felizes que já vivi até hoje, desde que me lembro. 

E (aquele lance da "luz"), ao longo desses meses, retomei o sonho antigo de viver em Madri. Desde a minha primeira viagem sozinha, quando fui pra Espanha em 2013, me encantei demais com o país, e coloquei na cabeça que queria morar ali. Mas ficou aquele sonho de prateleira (lembra que me faltava tempo até pra pensar?), que nunca nem chegou a ir pro papel.

Pois bem, agora era a hora de ir pro papel, literalmente

Comprei uma cartolina, escrevi bem grande no meio ˜Madrid 2017˜, e ali comecei a desenhar meu projeto pessoal. De que precisava para arrumar um emprego? Que medidas eu teria que tomar para me preparar - vender carro, alugar apartamento, organizar coisas de banco e saúde? Até mesmo, de quem precisava me despedir? Tudo isso foi colocado no papel e concluído, item a item, a caminho da minha realização.

Eu, que sempre me dediquei tanto a projetos “dos outros”, me senti muito bem em buscar algo realmente pra mim. Fixei meu pensamento nisso e coloquei em prática cada um dos itens da lista: comecei a estudar espanhol, traduzi currículo, fui atrás de contatos, consertei meu carro, vendi e doei coisas…

Claro que meu imediatismo fez com que eu me frustrasse bastante. Achei que as coisas aconteceriam mais rápido do que elas de fato aconteceram, e precisei me disciplinar no sentido de entender que as coisas levam seu tempo pra acontecer, por mais que eu estivesse fazendo tudo o que estava ao meu alcance.

E, como assim é a vida, tudo aconteceu a seu tempo. No final de novembro, consegui uma oportunidade de trabalho, a melhor que poderia querer. Me deram 1 mês para fazer a mudança e me despedir das pessoas. Consegui passar o Natal com minha família e organizar o que foi possível. 

Ficaram algumas coisas por fazer. Nem tudo aconteceu da forma que eu esperava. Porque, claro, como já aprendi neste 2017, as coisas não acontecem no tempo que a gente quer e não há como ter controle sobre isso.

O que fica é a lição de que é possível conseguir o que se quer, quando realmente se vai atrás. E que todo o esforço é válido quando se tem uma meta pessoal e coloca seus sonhos em primeiro plano.

Daqui de Madri, convido você a ser protagonista da sua própria vida, e pergunto: qual vai ser a sua cartolina em 2018?

Um comentário:

  1. Minha guerreira linda!!!
    Vocé merece tudo isto que está te acontecendo. Bjs💟💟💟

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa