terça-feira, janeiro 09, 2018

Día de los Reyes

Sabe o fervor que fica a vida quando chega o Natal? Correria de comprar presente, comida pra ceia, criançada ouriçada? Pois aqui na Espanha, o fervo mesmo acontece no Dia de Reis, 6 de janeiro. 

Faz todo sentido: quem traz os presentes para o menino Jesus são os reis magos, e não o bom velhinho inventado pela Coca-Cola, rs. Ou seja, nada mais justo do que celebrar o dia deles com comida e presentes.

Por aqui, a tradição é comer o Roscón de Reyes, feito com uma massa deliciosa e levinha que leva rum e água de flor de laranjeira. É coberto com frutas cristalizadas e amêndoas torradas, e pode ser servido com ou sem recheio. Sabe a polêmica “feijão por cima ou por baixo do arroz?” Então, aqui rola isso, só que a briga é entre quem gosta do roscón com recheio de creme ou sem. Eu comi com recheio e amei muito!

Com recheio =P
Além do roscón, outra tradição que rola por aqui é a cavalgada. Toda véspera do dia de reis, a criançada vai pra rua acompanhar o desfile de cavalos e carros alegóricos, que anunciam a vinda dos reis magos. Aqui em Madri, o desfile deste ano trouxe grandes pensadores e grandes descobertas da humanidade. 


Detalhe: foi o mesmo desfile do ano passado. A prefeitura anunciou que, para economizar, usaria a mesma estrutura. Ninguém pareceu se importar.

Ao longo do desfile, os participantes jogam balas para as crianças. São milhares de balas distribuídas. E os pequenos ficam alucinados, gritando: “caramelos! Caramelos!” E brincam de quem pega mais, e levam sacolas e enchem de doces. Bonitinho de vê-los dando tanto valor para essa brincadeira.


Ao final, passam os carros trazendo os reis magos. Eu havia ouvido falar que as crianças escolhem o seu rei mago favorito desde cedo, que é pra ele que elas escrevem a cartinha no começo do ano, mas não imaginava que era uma euforia desse tamanho. Passava um carro, começavam, aos berros: “Baltazar! Baltazar!” Passava outro, e “Gaspar! Gaspar!” 


O desfile atravessa a cidade, vindo por toda a avenida Passeo de la Castellana, terminando na Plaza Cibeles, pra mim o lugar mais bonito de Madri. Ali, uma queima de fogos incrível fechou o evento, levando todo mundo à loucura. 


Nesta noite, todas as crianças que se comportaram bem vão dormir cheias de esperanças, já que os reis magos estão na cidade e não se esqueceriam de passar em suas casas para deixar um “regalo".

Para a cidade, pode se dizer que eles deixaram um presente. Acontece que, em Madri, não chove nunca. E quando digo nunca quero dizer nunca mesmo, é raro chover e essa inclusive é uma queixa de quem vive aqui. Pois bem, na véspera do dia de reis, durante o tão esperado desfile, choveu. E choveu forte. Tanto que algumas fantasias tiveram que ser adaptadas e alguns carros cobertos. 

Só o que não mudou foi o entusiasmo e o brilho nos olhos de todas aquelas crianças. Inclusive da criança aqui. 

Que noite mais linda.

2 comentários:

  1. Muito legal que você voltou a escrever, acompanho você desde os seus primeiros textos.
    Adoro suas histórias e sempre me vejo navegando nelas, é como se eu voltasse a ser criança.
    Obrigado por voltar.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa