sexta-feira, outubro 16, 2009

Hoje dei início ao Projeto Carona.

Desde que passei a vir pro trabalho de carro, passo pelos pontos de ônibus lembrando das muitas horas que perdi ali, em pé ou sentada, sujeita à chuva, ao frio, aos perigos dessa cidade (óóóin) e ainda correndo o risco de, ao passar, o veículo estar tão cheio que o motorista nem faz questão de parar, simplesmente vira pro outro lado e finge que não tem ninguém ali.


Ao reparar nos pontos de ônibus, outro dia, pensei: mas que egoísmo, eu sozinha neste carro, podendo levar mais 4 pessoas! E decidi que, quando tivesse coragem, pararia e perguntaria se alguém estaria indo para a região da Berrini. Claro que o medo também era grande, de entrar alguém mal intencionado, de acontecer alguma coisa...

Foi então que hoje cedo, ao passar devagarzinho por um ponto de ônibus, reparei que não tinha nenhuma pessoa com pinta de maldosa. Duas meninas, uma senhora e uma mulher. Encostei: "ALGUÉM VAI PRA BERRINI??" Elas me olharam muito assustadas, como se nunca ninguém tivesse oferecido uma carona a elas (no ponto de ônibus? É bem possível que não mesmo). A mulher, ainda um pouco receosa, disse que estava indo para aquela região sim, e entrou no carro.

Ficou com medo até de dizer seu próprio nome, mas eu compreendi. Ela me contou que nunca tinha visto isso antes na vida, e que eu estava correndo riscos ao fazer isso. Papo vai, papo vem, ela finalmente me contou que seu nome era Elza e que trabalhava bem ali, ao lado da delegacia. Ou seja: no mesmo prédio que eu! Veja só como são as coisas!

Desceu do carro agradecida, ainda sem entender muito bem o que tinha acontecido. Subi de elevador meio extasiada, rindo da loucura e da bondade que, na mesma proporção, tomaram conta de mim nesta manhã.

8 comentários:

  1. Nossa, fico imaginando a cena!

    Você é linda mesmo por dentro e por fora Mari, não tem como não te admirar!!

    Meu, só vc mesmo pra pensar numa coisa assim hauhauahu!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Não é só bondade : é civilidade, é humanidade, é cidadania. O mundo não está perdido. Vinícius diria : Mari, se todos fossem iguais a você, que maravilha viver (no bom sentido, claro). Beijos, Caio,Lucas, Júlia.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2:04 AM

    Uma atitude humana, porém realmente pode ser perigosa... Por outro lado você conheceu uma nova pessoa, colega de prédio, sentiu a emoção de faezr o bem e contribuiu para um mundo melhor...parabéns.

    bjos,

    PH

    ResponderExcluir
  4. Querida, qto tempo que não passo por aqui e, claro, não me surpreendeu a delícia do texto e a grandeza da atitude... vindo de vc...
    Saudades, Mari!!!
    E sim, pode ser mto perigoso de verdade, pois vc deve (infelizmente) pensar que existem sim, pessoas lindas como vc, mas tbm existe muita gente má nessa cidade :(
    Parabéns pela iniciativa e que pena que eu não trabalho na região da Berrine... :( rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Imail Marques6:04 PM

    Mari, Fantástica atitude, mas lembre-se estamos no Brasil com imensos problemas sociais e uma segurança muita frágil. De qualquer forma a ação ratifica a grandiosidade do seu coração. Mas tenha cuidado menina, beijão

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Mari!! Que legal! Sabe, que quando eu morava em Campinas, Barão Geraldo é um bairro universitário. As pessoas, inclusive, eu...pedia carona em alguns "pontos" p/ Unicamp, voltando da balada...Fui passageira e motorista nestes 6 anos lá e conheci mta gente (alguns viraram até amigos). Nos EUA, morava num suburbio, onde acho que só eu andava a pé. As pessoas passavam e ofereciam carona!Uma vez estava andando a pé com o menino que cuidava...caiu uma puta chuva. Neste momento uma mulher parou, não só me ofereceu carona como me levou na porta de casa! Muito legal mesmo!Sobre a violência, é complicado.Mas estamos sujeitos no farol, na rua...eu acho que uma pessoa que está num ponto de ônibus às 7h da manhã a chance de ser um trabalhador é imensa ! Beijos

    9:22 AM

    ResponderExcluir
  8. Perigo bom de correr =P

    Uma vez eu e meu pai pegamos um doido na estrada, à noite. Ele ia pra Prudente e tinha ate uma GALINHA na bagagem. 300 km de carona e uma bênção tão poderosa que dura até hj!

    Parabens pela atitude!!!

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa