terça-feira, agosto 18, 2009

Arte de rua - parte I

Uma das coisas com as quais mais fiquei impressionada durante esta passagem pela Europa foram os diversos grupos e artistas de rua. Começou com uma dupla no Vondelpark em Amsterdam, violino e violão, que me fez chorar logo de cara. Aquele parque lindo, um final de tarde ensolarado em uma das cidades mais charmosas pelas quais já passei, e o som do violino a me arrepiar a espinha.

A partir daí, foram inúmeras apresentações, passando por estátuas vivas, um flautista que tocava duas flautas doces de uma vez só - e com as narinas! -, sanfoneiros, cantores e até marionetes. É engraçado o quanto se aprende sobre a cultura de um país através de seus artistas de rua.

É comum aos passantes deixar uma moeda ou um punhado delas para os instrumentistas, ainda que não parem para assistir à apresentação. Essa não deixa de ser uma forma de manter a arte viva nas ruas, encher as vielas e praças de música e, consequentemente, de alegria.

Abaixo, um vídeo que fiz na Dam Square, em Amsterdam, onde fica o Palácio Real*. Um dos companheiros do grupo, que estava ao lado "gerenciando" a apresentação, me contou que eles eram russos, e fiquei encantada com o quanto eles viajavam na música, improvisavam e se divertiam, sempre liderados pela baixinha que tocava o instrumento mais exótico dos três.

Se alguém souber o nome destes instrumentos, me ajuda!



*Dias depois descobri que a família real não mora mais lá, mas sim em uma cidade menor, próxima à capital. Mas quem se importa?

9 comentários:

  1. Que interessante esse som!! Principalmente o som do instrumento estranho, me lembrou um pouco Loreena McKennitt com sua famosa "The mummers' dance".
    E não, ninguém se importa da rainha não morar mais lá =P

    ResponderExcluir
  2. Anônimo10:02 AM

    Você está certa Rúbia... lembra mesmo Loreena McKennitt, pois ela possui referências na música Celta, assim como este grupo russo.

    Sensacional o som, muito medieval...

    bjos,

    PH

    ResponderExcluir
  3. Mari, acho que a moça está com um instrumento da família do Dulcimer, que é um instrumento de cordas percutidas. Acho também que o rapaz está tocando um Mandocello, que é exatamente isso... um bandolim com braço proporcional e afinação de violoncelo. A moça da percussão está com uma tamboura - que tem afinação bem grave. Acho que é isso, mas não tenho 100% de certeza. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Dê uma espiada em http://www.oooliticmusic.com/. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari, quanto tempo não passo por aqui... gostei de ler sobre sua viagem :)
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo12:54 PM

    Após uma rápida pesquisa, descobri o nome dos instrumentos. Da esquerda para a direita: Viela de Roda (medieval) Cordofone (violão comprido) e o terceiro eu chamo de tambor de couro ou tamboura mesmo heheheh.

    bjos,

    PH

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3:43 AM

    Olá,
    Muito bacana esse vídeo, já estive lá também, é linda a cidade. Olha, sou luthier e pra informação e sem querer ser chato e pedante, o instrumento estranho é um hurdy gurdy, um instrumento medieval ou antes diso ainda, tem registros muito antigos desse instrumento em museus como o Museu Nacional de Música da Alemanha que infelizmente não tenho o endereço pra te dar. É o precursor da família do violino muitas vezes chamado de viola de roda, como o compaheiro acima disse, Tem muitas variações na forma, afinação e número de cordas, o outro instrumento não é um cordofone, esse nome genérico é dado a todos os instrumentos de corda percutida, isso é um bouzuki, de origem irlandesa. Há também um de origem grega, de construção e decoração diferentes, mas esse é irlandês.
    Parabéns pelo vídeo e continue viajando sempre que der, é a melhor coisa da vida.
    abraços.
    p.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3:57 AM

    Perdão, o instrumento cham-se Irish Bouzouki.
    Valeu.
    P.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4:19 AM

    dá uma olhada em:

    http://www.youtube.com/watch?v=b4f7voIo-XU&NR=1

    e também em:
    http://www.youtube.com/watch?v=IO2Tn1ItGtk&feature=related

    veja em ação.

    abraços,

    p.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa