quarta-feira, dezembro 05, 2007

Futuro do Presente

Uma visita ao Itaú Cultural é garantia de programa no mínimo interessante.
Até 10 de fevereiro, acontece a exposição "Futuro do Presente", instalada em três andares do prédio. Com curadoria de Agnaldo Farias e Cristiana Tejo, a mostra reúne obras que remetem à noção de futuro, com um caráter por vezes lúdico, outras crítico, ou ainda com o objetivo de estimular os sentidos dos visitantes.
Dentre as diversas instalações do local, seguem alguns destaques:

"Centrípetas", de Mariana Manhães
Criado neste mesmo ano, o aparelho assemelha-se a dois avestruzes robóticos, que se mexem e emitem sons. Pode parecer engraçado, e é mesmo. Esta engenhoca é feita de membros mecânicos, fios e monitores LCD exibindo vasos que giram, falam, inspiram e expiram água. Em determinados momentos, eles perdem a compostura e começam a gritar, simultaneamente aos chacoalhos de toda a estrutura. Bem divertido.

"Falante", de Romano
Esta performance, exibida em uma tela de plasma, mostra o artista percorrendo algumas das principais ruas de São Paulo com uma mochila presa às costas. Esta possui uma caixa de som acoplada, e o artista filma a reação das pessoas nas ruas diante da frase "Não! Não preste atenção!" entoada de diversos modos. Impossível não prestar atenção.

"Elemento desaparecendo/Elemento desaparecido", de Cildo Meireles
Preocupado com o futuro do planeta, o artista projetou um picolé feito somente com água mineral. No espaço, há um freezer com picolés de diferentes cores, todos com o nome "elemento desaparecendo/elemento desaparecido". Em alguns pontos da cidade, estão sendo distribuídos picolés ao público, e a idéia é chamar a atenção para a escassez de água por meio da efemeridade do gelo.

"Jardim Suspenso", de Chiara Banfi
A instalação é composta por duas mesas de aço em que foram plantadas erva-cidreira e citronela. As mesas possuem um orifício central, em que o visitante pode introduzir a cabeça, estabelecendo experiências visuais e olfativas interessantes.

Na verdade, fui ao Itaú Cultural para conhecer o trabalho do fotógrafo paraense Alexandre Sequeira (indicação de Karina Bueno), que participou do projeto "Portfólio". Suas imagens representavam os personagens de um conto da escritora carioca Bruna Beber, sobre a vida em uma pequena vila no sertão nordestino, e foram impressas em tecidos inusitados, como toalhas de mesa floridas, redes e lençóis.

Infelizmente, a exposição fotográfica terminou em 25 de novembro, mas fica a dica para a mostra "Futuro do Presente" e, para quem quiser conhecer o projeto "Portfólio", será exposto até o dia 20 de janeiro o trabalho de outro fotógrafo, o paulistano José Frota.

Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 (Próxima a estação Brigadeiro do metrô)
De terça a sexta, das 10 às 21h
Sábados, domingos e feriados, das 10 às 19h
Entrada gratuita

3 comentários:

  1. Sempre com dicas ótimas!
    Vou aproveitar janeiro, quando estarei mais tranquilo, para visitar =)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:01 PM

    me divertir com os "avestruzes", cruzes!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6:19 PM

    Obrigado pela dica, pela visita e por suas críticas tão legais. Falando nisso, tem um novo texto para vc no "Impressões de Fevereiro". É para vc mesma ! Confira. Beijos e beijos em todos aí.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa