domingo, julho 01, 2007

Mariana conta um

Porque tenho amiga Jéssica que não pode falar o nome sem ouvir "o nome dela é Jéssica/eu já falei pra você/é a coisa mais linda/que Deus pode trazer" e amiga Camila que perdeu as contas de quantas vezes já escutou seu nome pela voz de Humberto Gessinger (Camila-há, Camila!).

Tive a "sorte" de ter muitas músicas com meu nome. Não é que seja o nome mais lindo do mundo, nem que rime fácil com qualquer coisa - apesar de que rima mesmo. Eu acho, sim, é que há muitas Marianas queridas no mundo, que inspiraram muitas músicas. Da mais linda à mais irritante, seja pagode, sertanejo ou instrumental, qualquer homenagem é válida.

Yamandú - a mais linda
Há alguns dias escrevi sobre Yamandú Costa, e disse entre outras coisas que "Mariana" é sua canção mais bela. Isso levantou suspeitas sobre uma possível puxação de saco para o meu nome, mas não! Se ela se chamasse Paula, Iracema ou Beatriz (que aliás é a mais bela do Chico, na minha opinião) eu iria continuar achando que é a mais emocionante canção do instrumentista. Pena que não achei nada no Youtube pra mostrar aqui.

Sérgio Reis - a mais engraçada
Um dia, não me lembro quando nem onde, escutei uma música do Sérgio Reis chamada "Adeus Mariana". Na letra, o ex-jovem guarda e atual ídolo sertanejo canta seus conflitos com a brava Mariana: "e ela de zangada foi quebrando tudo/pegou a minha roupa e jogou porta a fora/agarrei, fiz uma trouxa e saí dizendo/adeus, Mariana que eu já vou embora."
O mais engraçado é que, ao final da música, ele começa a resmungar algumas reclamações sobre a esposa. Reclama, reclama e conclui: "eu sei que ela me bate. Mas ninguém tem nada com isso, quem apanha sou eu mesmo!" Sempre rio imaginando aquele homenzarrão de quase 2 metros apanhando da mulher. Até me identifiquei (hihi).

Sem compromisso - a mais irritante
Na época em que "Mariana, parte minha" (composta pelo Neguinho da Beija Flor com o grupo Sem Compromisso) estava na moda, era só falar o nome pra escutar a letra "Mariana te dou/Mariana calor/Mariana, parte minha/Mariana minha flor", graciosamente adaptada pela Rose (que trabalhava em casa) para "Mariana TINDÔ". Sim, ela não me chamava de nada, só de Mariana tindô.

Cantiga de roda - a mais cantada
Essa é a campeã de todos os tempos. No começo, beem no comecinho, eu até achava graça, mas não sei por que começaram a cantar demais, e tudo o que é demais irrita. Começava com: "Maaariana conta um/Um conta Mariana/É um, é Ana/Viva Mariana!" e chegava aos 8, 9, 10. Ainda bem que de uns anos pra cá, pararam com isso. É pra qualquer um passar a odiar o nome pro resto da vida, não?

6 comentários:

  1. Hahahahahaha mto bom!
    Eu nem lembrava mais dessa última. Agora que você falou que eu lembrei que eu competia com os outros pirralhinhos pra ver quem contava até mais longe...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:07 PM

    Por Deus, ainda bem que eu não era sua amiga na infância!! :D

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:53 PM

    hahahahha
    também achei muito engraçado esse post
    não tem nenhuma música com o meu nome, mas qdo adolescente eu cantava a do Engenheiros do Hawai usando Karina ao invés de Camila... coisas de pirralha :)

    ResponderExcluir
  4. colega, ser mariana NÃO é fácil!
    sempre rima com banana...
    =/

    beijos da xará!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8:21 PM

    Eu cantava Mariana conta UM pra minha filha MARIANA KIARA, desde ke ela estava na barriga.Ela detesta a Mariana do Sérgio Reis, mas adora ANA E O MAR do teatro mágico e MARIANA FOI PRO MAR do ira.

    ResponderExcluir

Sinta-se em casa