Dica: Ligue o som para uma melhor ambientação.
Era uma manhã ensolarada de sábado. Sozinha, estava a caminho da Rua José Paulino - paraíso de mulheres em busca de roupas bonitas e baratas - e, obviamente, de metrô. O trajeto incluía sair da Estação Conceição, cruzar as linhas verde e vermelha e chegar até a Estação da Luz.
Recém-chegada da Europa, tinha trazido o costume de prestar mais atenção à arquitetura dos lugares, principalmente de São Paulo: "também temos igrejas e construções maravilhosas", pensava, conferindo detalhes que até então passavam despercebidos. Por isso, ao chegar à Estação da Luz, fiquei maravilhada com aquela enorme estrutura de ferro, os vitrais, os detalhes no teto e nas paredes, os grandes portões de madeira de onde já se via o belo Parque da Luz...
Foi quando me chamou a atenção um piano, bem no meio do salão central da estação. Ele tinha várias mãozinhas adesivadas e um aviso: "toque-me, sou teu". Fiquei rodeando o piano, meio sem jeito, até que por fim resolvi arriscar um dedilhado. Sentei-me e, puxando do fundo da memória, comecei a tocar a Sinfonia nº 40 de Mozart (essa música que, se você ligou o som do computador e aceitou a dica ali de cima, está tocando agora).
Aos poucos, fui me deixando envolver na melodia, e a música foi fluindo como se adormecesse de uma memória antiga e, agora, ressurgisse com a força e emoção a que lhe eram devidas. Olhava para cima e para os lados, toda aquela arquitetura histórica, aquele marco da cidade de São Paulo, e eu ali, no meio de centenas de pessoas que iam e vinham... Até que um senhor parou para me escutar. "Que bonito, isso, menina", foi a única coisa que ele disse, e se manteve ali, me ouvindo, se deixando levar pelo mesmo som e, quem sabe, pela mesma emoção que me tomava naquele momento.
Queria ter uma câmera naquela hora, ou que um destes "cinegrafistas de celular" tivesse documentado essa passagem. Mas tudo bem, ficou bastante marcado na memória e, principalmente, no coração.
_______________________________________________
O projeto "Toque-me, sou teu" está espalhado por diversos pontos da cidade de São Paulo.
Mais informações: www.pianosderua.com.br
mto bacana mari...
ResponderExcluirbjao
saudads
Obrigada, querido! Saudade também e muitos beijos
ResponderExcluirQue lindooo isso amiga!!!Queria poder ter visto e ser essa pessoa pra ter filmado .... =) Saudades sempre !!!
ResponderExcluirLindo texto querida!!
ResponderExcluirTambém acho que temos muita coisa bonita para apreciarmos em São Paulo. Sempre gostei muito do prédio da estação da luz.Beijos Mil