sexta-feira, março 14, 2014

#17: Mudar o visual com um visagista

Quem me conhece sabe que já tive cabelo de tudo quanto é tipo. Ele já teve todos os comprimentos, já foi vermelho e até laranja-mexerica!

A verdade é que depois de ter o cabelo “Joãozinho” aos 16 anos (idade em que costumamos ser bastante inseguros), acho que nunca mais tive medo de mudar o visual. Afinal, cabelo cresce! Mesmo assim, já fazia uns bons anos que vinha cultivando um cabelão.

Foi quando, em busca das novas experiências, resolvi cortar o cabelo num visagista.

A ideia do visagismo é mostrar, através dos cabelos, quem a pessoa realmente é. É cortar, pintar e pentear de forma a revelar a identidade e as qualidades de cada um. Muito além do cabelo “igual ao da moça da novela”, o visagista busca entender quem você é e analisar seu formato de rosto antes de picotar a cabeleira.

O local escolhido foi a Cabelaria, que além de ter sido super bem indicada, fica perto do meu trabalho. Marquei horário com o André, sócio do salão e profissional bastante reconhecido no visagismo. Fui pra lá disposta a fazer o que quer que ele me recomendasse…

E foram pelo menos uns trinta minutos de conversa antes das primeiras tesouradas.

Primeiro, ele analisou o formato do meu rosto e me descreveu tão bem quanto um psicólogo que me conhecesse há anos. Falou do quanto eu sou intensa em tudo o que faço, de quanto gosto sempre de estar no controle das situações, e concluiu que uma pessoa forte assim só poderia estar se escondendo por trás daquele cabelo todo. Por que se esconder?

Perguntou do meu trabalho, da imagem que eu queria passar para as pessoas, do meu momento de vida. Disse que o cabelo comprido é romântico, mas que era possível um corte que fosse romântico e moderno ao mesmo tempo. Que eu, em busca das minhas 30 experiências, estava na verdade em busca de me conhecer melhor, e que nada melhor do que um novo cabelo pra revelar quem sou eu neste novo momento.

E eu me senti tão bem com o clima e a conversa que aceitei a proposta de cortar radicalmente. Ele cortou a seco, sem que eu tivesse muita ideia de como iria ficar, e quando lavei pude ver a quantidade de cabelo no chão. “Aqui é satisfação garantida ou seu cabelo de volta”, brincou.

Cortou um pouco mais o cabelo molhado, e eu comecei a ver o tamanho da mudança (e adorando). Ele foi me ensinando a cuidar e ajeitar esse novo cabelo. E como é mais prático com tantos centímetros a menos!

De repente, começa a tocar Nina Simone:

It's a new dawn
It's a new day
It's a new life
For me
And I'm feeling good


Fiquei pensando que era a trilha sonora perfeita, e pensei em pedir licença pra incluir “It’s a new hair”…

And I’m feeling good :)

O antes...
O depois (e o sorriso :)
Pra conhecer a Cabelaria: http://cabelaria.com.br/