domingo, fevereiro 27, 2011

O coração dos aflitos pipoca dentro do peito

A pessoa aqui anda um tanto quanto aflita. Mas, assim, parece que é algo da pessoa que QUER estar aflita, em que as próprias escolhas levam a isso. Parece meio óbvio, mas o fato é que, na grande maioria das vezes, poderíamos reduzir o estresse com o simples fato de nos cobrarmos menos.

Pra quê ir na academia antes da consulta médica antes da reunião de trabalho? E querer aproveitar cada 10 minutos de sobra pra providenciar alguma coisa qualquer, e o pior: ficar absolutamente indignada se as pessoas ao redor não pensam/agem da mesma forma. Como assim?? Você chegou em casa às 20h e não fez NADA? Nem uma compra no mercado, uma faxina, uma lista de "to-do's" para o dia seguinte?

Parece até engraçado… mas que cobrança doentia é essa, gente? E é por essas e outras que buscamos a ajuda da psicóloga: pra ela dar um tapa na cara que fica ardendo horas, às vezes dias, e faz com que a gente repense e mude algumas coisas. Ou pelo menos tente.

A última consulta foi a maior prova disso: cheguei esbaforida, respiração ofegante, porque o metrô estava lotado e eu tive que sair correndo pra não perder o horário e cheguei lá sem comer direito e engoli um copo d'água e outro de café e meu coração estava acelerado e minha vontade era de andar de um lado pro outro e…. EI!

Ela me fez sentar e respirar. "Mas o que você acha que está fazendo, apressada deste jeito?" Parei. Olhei ao meu redor: estávamos sozinhas. Duas poltronas, um pequeno armário com porta-retratos da família, um bebedouro. Só nós duas, uma de frente pra outra. E então, comecei a falar sobre minhas ânsias, essa vontade de sair correndo e abraçar o mundo, de atender a todas as expectativas internas e externas, de aproveitar cada 10 minutos sobrando…

"APROVEITAR? Quem disse que você está aproveitando?" Foi o que bastou para que eu me calasse. Não, eu não estava aproveitando meu tempo livre. E isso foi só o começo: ela também perguntou se eu vinha dormindo bem - cabisbaixa, assumi que não. E então questionou: quer envelhecer antes do tempo? Sem dormir nem comer direito, trabalhando da forma errada e em excesso, fazendo academia mesmo quando o corpo pede arrego… Pera lá! Não é isso que você quer pra sua vida, é? Cabelos brancos e rugas, antes do tempo?

Saí do consultório em direção à estação de metrô. Foram apenas 2 minutos respirando fundo e tentando caminhar, tomando conhecimento do que estava ao meu redor com tranqüilidade. A primeira olhada no relógio, e voltei a correr. Literalmente, corri até a estação, a voz dentro de mim voltava a gritar: "você está atrasada! Corre!"

Foi quando praticamente tropecei em um senhor, que se dirigia ao sentido Jabaquara do metrô. "Desculpa", falei rapidamente me desviando, quando percebi que se tratava de um senhor CEGO! "Ah meu Deus, me desculpe, o senhor está indo para o Jabaquara mesmo?" 

E ele estava indo para Corinthians-Itaquera. Ou seja, estava no lugar errado! Naquele momento, atrasada, optei por respirar e ajudar aquele homem. Peguei-o pelo braço, subimos a escada rolante e nos dirigimos ao outro lado da estação, onde estava a saída que ele precisaria pegar. 

A sensação de ajudar uma pessoa, naquele momento, encheu meu coração de paz. E eu percebi que estava, esse tempo todo, correndo atrás da felicidade. Mas a pressa era tanta que a felicidade estava correndo atrás de mim, e não me alcançava.